Estação do calor requer mais cuidado para não ressecar os olhos março 8, 2012
Posted by Dinah in : Artigos Bahia, IDÉIAS DA BAHIA , trackback07/10/2009 às 23:05
Fidel Tavares l A TARDE
“Com a chegada da estação quente, alguns problemas podem acometer os olhos, como lesão e ressecamento ocular. Nesta quinta-feira, 8, no Dia Mundial da Visão – instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2000 –, a oftalmologista Patrícia Marback orienta a população sobre cuidados com os olhos, inclusive dando dicas de como agir em caso de ressecamento.
“Com o aumento da temperatura, a lágrima evapora mais rápido, causando o ressecamento da visão. Este sintoma é popularmente conhecido como ‘olho seco’. Para evitá-lo, é preciso piscar mais vezes do que o habitual e usar um colírio indicado por um oftalmologista”, explica Patrícia, que coordena o Serviço de Transplante de Córnea do Hospital das Clínicas, no bairro do Canela.
O “olho seco” é caracterizado por vermelhidão, ardor e borramento da visão, principalmente no final do dia. “Ar-condicionado também causa o olho seco, porque seu uso se torna mais frequente nessas épocas”, informa a médica.
Cuidados em casa – A atenção com produtos químicos deve ser redobrada, principalmente se na residência existir criança. Segundo Patrícia, produtos como água sanitária e desinfetante são responsáveis por lesões graves nos olhos.
“O contato direto com esses produtos, por exemplo, pode até mesmo causar queimaduras químicas”, chama a atenção a oftalmologista.
Ela indica que, em caso de um contato acidental com os produtos, a pessoa lave os olhos imediatamente. “É importante que se lavem os olhos com água corrente em abundância para evitar queimaduras e sequelas na visão”, alerta a médica.
O núcleo de oftalmologia do Hospital das Clínicas oferece tratamentos e realiza exames gratuitos de segunda a sexta-feira, em diversas especialidades: campo visual – segunda, quarta, quinta e sexta-feira; córnea – terça pela manhã; retina – quinta pela manhã e sexta à tarde; glaucoma – sexta pela manhã e segunda à tarde; e catarata – terça e quinta à tarde.
Cuidados com os olhos
1 – Em caso de contaminação por produto químico, lavar os olhos com água em abundância.
2 – Em caso de ressecamento, “olho seco”, procurar um oftalmologista para indicação de um colírio lubrificante (lágrimas oculares).
3 – Evitar uso de outras substâncias a não ser água para lavar os olhos. O soro fisiológico, se aberto, pode estar contaminado.
4 – Evitar a direção do vento do ar-condicionado, pois causa ressecamento da visão. Piscar os olhos ajuda a lubrificá-los.
5 – Cuidado no uso do protetor solar. Em contato com os olhos, pode causar inflamação conjuntiva (conjuntivite).
Fonte: Patrícia Marback.”
Postado pelo site: http://www.atarde.com.br/
Comments
Sorry comments are closed for this entry