NOVO ENFOQUE DO SERVIÇO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS março 18, 2010
Posted by Dinah in : ARTIGOS BRASIL, IDÉIAS BRASIL , trackbackNOVO ENFOQUE DO SERVIÇO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS
O serviço social evoluiu muito desde o seu início, quando possuía enfoque assistencialista…
Modificou-se a atuação profissional com o assessoramento às diretrizes e políticas organizacionais com ênfase na responsabilidade social e do desenvolvimento ser social em seu contexto de interação sócio-profissional-familiar em busca contínua pelo equilíbrio das relações com vista à melhoria da qualidade de vida do SER HUMANO utilizando-se de uma nova práxis.
O mercado de trabalho e as organizações atualmente não contratam muito mais as assistentes sociais com funções de assistentes sociais, infelizmente há, também, profissionais desatualizado(a)s que restringem a atuação do profissional e seguramente não é isto que se possui de expectativa para o momento atual. Esse fato pode ser reflexo tanto da acomodação e desatualização profissional, quanto da falta de conhecimento das organizações quanto às atribuições do assistente social no que se refere à nova práxis.
O repensar constante: das estruturas e seus organogramas, e das atuações dos recursos humanos, a capacitação de profissionais que sejam ecléticos no conhecimento e coerentes ao seu projeto ético político profissional que possuem condições de efetiva simultaneidade das ações e compreensão quanto a diferença da atuação estratégica x atuação operacional x desenvolvimento sustentável fez com que diversos profissionais se qualificassem para atender a esta demanda de modo sincronizado e eficaz.
Neste novo enfoque as estruturas propostas classificam dentro dos Recursos Humanos a área de
Serviços Sociais: que abrange a assistência ao desenvolvimento técnico e comportamental de indivíduos e da organização tendo como objetivo a garantia dos direitos sociais individuais e coletivos; a assistência social e familiar; a assistência à saúde física, mental , odontológica, ocupacional, psicológica e benefícios, quer sejam legais ou concedidos pela empresa; a assistência à segurança e ao meio ambiente; assistência à comunidade onde está inserida e a assistência às diversidades, sincronizando suas ações aos aspectos relacionados à ISO 26000 e ISO 10015.
Vale ressaltar, que quando se fala de assistência, não se fala de assistencialismo, paternalismo ou atuações caritativas, trata-se aqui de processo de atuação sócio – educativo visando o desenvolvimento: individual, coletivo e organizacional, pois é quando todos ganham que se conquista melhores resultados e amplia-se a qualidade de vida.
EQUIPES COM ALTA PERFORMANCE SÃO CONSTRUIDAS ATRAVÉS DE LIDERANÇAS QUE TENHAM ABSORVIDO O EM SEU ESTILO DE GESTÃO O EQUILÍBRIO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA SUPERAR RESULTADOS!
Autora: Maria Tereza B. de S. Yoshino
Graduada em Serviço Social CRESS 38107
Especialista em Adm Hospitalar
MBA Gestão Empresarial
Auditora em Serviços de Saúde
Recursos Humanos – Orientadora Sócio Profissional e Familiar
Comments
Muito Bom. Objectivo e muito adequado à realidade. Que a sua prática seja generalizada e os profissionais possam assumir esta nova forma de estar visionária mas com corpo para o serviço social organizacional.